sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Acropolitana atua junto com Voluntários da Cidade de Blumenau no apoio aos atingidos pela enchente em SC

Confira na imagem a acropolitana Ivete Kalvelage (na esquerda) participando junto com outros voluntários da cidade de Blumenau no apoio às vítimas das enchentes em Santa Catarina, em novembro passado, trabalhando no Centro de Triagem de Doações na cidade de Blumenau.

Acropolitano que atua como Bombeiro Comunitário participa de treinamento realizado pela Defesa Civil em Florianópolis

Confira na imagem abaixo a participação do acropolitano Roberto Pertile (no lado direito), bombeiro comunitário e coordenador do GEA em SC (Grupo de Ecologia Ativa) em treinamento realizado pela Defesa Civil, nas primeiras semanas de dezembro, para a utilização de equipamentos em operações de salvamento.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Depoimento de Galdino, feito na comunidade Nova Acrópole Brasil, no Orkut

Tenho 36 anos, sou casado e tenho 2 filhos. Moro em Belém-PA, sou Major da Polícia Militar e professor de Filosofia e Oratória. Participo da Nova Acrópole de Belém há 15 anos. Na época em que entrei cursava Psicologia na UFPa e a Filosofia me chamava a atenção por trabalhar com a busca do conhecimento, esclarecendo (no sentido de dar luz e clareza) ao que se passa dentro de nós durante este processo de busca, além de alertar para os erros/desvios/armadilhas que surgem no caminho (como as opiniões, dogmas e superstições).Mas Nova Acrópole chamou-me também atenção para o fato de que os grandes filósofos não foram apenas intelectuais, mas também idealistas que procuravam transformar o mundo a sua volta através da Filosofia e da Educação, e fazê-lo melhor para todos. Descobri que se uma idéia é verdadeira, não deve apenas ser guardada nos livros ou na memória, mas vivida cotidianamente. E se isso é difícil, mais importante se torna conviver com outras pessoas que tem o mesmo ideal, e trocar com elas experiências e apoio.Aprendi com Nova Acrópole a ser mais paciente e perseverante, a ser mais corajoso para fazer o que tem que ser feito e também para assumir meus erros, a não esquecer dos que precisam de ajuda e a ser mais generoso ao ajudá-los.Quando penso em como eu era ao entrar em Nova Acrópole, e comparo com o que sou hoje, reconheço que ainda tenho muito a crescer, mas também me encho de gratidão por tudo que ela me ensinou, pelas qualidade que desenvolvi, pelos mestres que me apresentou e pelas amizades que tenho, e fica a certeza de que muito mais podemos fazer para que o mundo se torne um lugar melhor para todos, independentemente de idade, sexo, cor da pele, condição sócio-econômica ou crenças.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Nei Kung: Arte Marcial Filosófica

Nei Kung é uma Arte Marcial baseada na sabedoria milenar de antigas tradições, mas que se mantém sempre atual já que trata de aspectos fundamentais da vida do homem e da natureza. Sua estrutura é bastante ampla e integra uma série de sistemas, desde defesa pessoal e técnicas de combate, incluindo sistemas de respiração, Chi Kung, concentração, controle da ansiedade, domínio do medo, etc...

Fundamenta-se nos hexagramas do I CHING e cada técnica representa uma idéia profunda que, através de uma vivência prática, leva o indivíduo a conhecer-se e a desenvolver seus potenciais latentes.

O Nei Kung – Arte do Poder Interno – é praticado no Instituto de Artes Marciais Filosóficas Bodhidharma. Nesse estilo a filosofia alia-se ao aspecto marcial na busca de valores atemporais como justiça, ética e sabedoria. Mais do que um conjunto de técnicas e práticas físicas, o Nei Kung propõe um caminho de valor e de harmonização do homem com a sua própria vida e com o meio.

O Instituto Bodhidharma faz parte da Organização Cultural Internacional Nova Acrópole, presente em mais de cinqüenta países, onde realiza um importante trabalho de resgate da cultura e do humanismo.

O Nei Kung promove a não violência e tem por objetivo manter vivos os princípios essenciais que dão um sentido maior à existência humana.

Trabalho Acadêmico mostra eficiência do Nei Kung contra Déficit de Atenção

Pesquisa realizada pela Dra. Norma Narcisa Mena Bermeo, da Faculdade de Psicologia da Universidade Central do Equador, com crianças em idade escolar, mostrou que as técnicas do Nei Kung são eficientes para reduzir o déficit de atenção e desenvolver faculdades que favorecem o aprendizado.

Confira o relatório final do trabalho de pesquisa e o reconhecimento concedido pela escola onde se realizou o estudo nos documentos abaixo, apresentados na versão original em espanhol e traduzidos para o português.



quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Nei Kung e as Crianças

A criança vive e se desenvolve num universo particular que, constantemente, se alimenta com sua própria fantasia. Neste universo é que encontram seus heróis, seus modelos, suas aventuras e ilusões. Ali tudo é possível. Cada criança é um continente desconhecido que devemos descobrir aos poucos.

O Nei Kung interpreta as fantasias das crianças e as canaliza de maneira positiva. Motiva-os de maneira constante, para evitar que percam o interesse pela alegria de viver. Conduz a uma disciplina, a organizar-se melhor. Aprende sobre o respeito com os demais e com a natureza.

As práticas são realizadas através de constantes exercícios imitando brincadeiras.

O Nei Kung não é simplesmente “defesa e ataque”, ele oferece um leque de possibilidades de crescimento interior, fazendo de seus praticantes verdadeiros cidadãos do futuro. A criança tem uma vida pela frente para melhorar, então por que apressá-la ?

Estudo de Símbolos - A Águia

A Águia – Em algumas tradições como a Tolteca, representa a vontade, tanto no sistema solar como no ser humano. Mas ao mesmo tempo, é a mensageira do ser uno, do qual emana a lei que determina como as coisas devem ser. Carlos Castanheda, inspirado nestas tradições, diz que dela surge um regulamento que permite que a consciência se manifeste e possamos achar o sentido das nossas ações. Também os Gregos e os Romanos cultivaram o conhecimento contido nesse símbolo, considerando a Águia como uma forma da sabedoria proveniente do ser interior de cada ser humano, aquela que traz mensagens e leva mensagens para o alto. E nesse caso ela é desenhada com as asas verticais simbolizando a inspiração.

Estudo de Símbolos - O Raio sobre as Águas

O raio sobre as águas - No simbolismo pré-colombiano simboliza a água queimada. Quando o raio fende a água esta ferve e se converte em vapor que sobe ate o céu. Isto representa o efeito da luz da sabedoria sobre tudo o que é material e o resultado é a transmutação de todas as coisas, incluindo o homem. Ou seja, a aceleração que produz a sabedoria na longa evolução das formas e a possibilidade do ser humano se adiantar na realização e na conquista de si mesmo. Na chave do conhecimento representa a alquimia ou a transformação do material e denso no espiritual e sutil, do instintivo no inteligente, do ato mecânico no ato consciente.

Estudo de Símbolos - Introdução

A simbologia sempre foi uma parte importante da linguagem. De uma linguagem que vai para além do cotidiano e que aponta diretamente para o desenvolvimento da inteligência humana. Quando bem compreendida dá acesso ao entendimento das leis da natureza e às faculdades latentes no homem.
Autores como Mircea Eliade, Edgar Morin, Lévi Strauss e outros reinvindicam através dos seus trabalhos a simbologia universal como uma ciência de apoio a Antropologia.
Os símbolos sempre acompanharam o ser humano transmitindo conhecimentos profundos em todos os aspectos da vida.
Muitas vezes na historia observamos o mau uso e a manipulação dos símbolos, mas isto nada tem a ver com o valor real deles. Por isso é fundamental esclarecer o conteúdo que os símbolos guardam e para isto faremos um aporte básico sobre o conhecimento da simbologia através de um glossário que estará disponível no Blog através do marcador "Estudo de Símbolos".

Estudo de Símbolos - O Machado

Machado – Encontramos esse símbolo em muitas culturas, principalmente em Creta onde estava diretamente relacionado com o Mito de Teseu e o Minotauro.
Representa a ferramenta que o herói usa para cavar o labirinto, daí nasce o termo “laber”. Em seu sentido psicológico, significa que antes de atuar no mundo exterior é preciso atuar no mundo interior. É uma via de ação moral e inteligente, antes de procurar nossos objetivos devemos nos esclarecer dominando nossos medos, ansiedade, incertezas, violência, angustia, carências, etc. Para depois sairmos à conquista daquilo que queremos e necessitamos. É também considerado uma ferramenta de trabalho do camponês para arar a terra, abrindo sulcos para logo plantar sementes. Esta herança minóica nos chegou através de Micenas, Grécia e finalmente Roma.

Abaixo a imagem de um machado de ouro Minóico, datado como sendo do segundo milênio a.C


Objetivo do Blog

O objetivo deste blog é dar a conhecer as atividades da Associação Cultural Nova Acrópole, de forma direta para a opinião pública e dentro do contexto no qual todas as atividades de Nova Acrópole são realizadas. Também para mostrar que a atividade de desinformação que existe hoje em blog e orkut, geralmente anônimos, sobre Nova Acrópole não corresponde aos fatos reais do que nossa escola desenvolve e realiza.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ação Social - II Sopão Acropolitano - Rio de Janeiro

Nos dias 15 e 16 de Dezembro membros e voluntários da sede de Nova Acrópole no Rio de Janeiro – Tijuca reuniram-se para o II Sopão Acropolitano. Com espírito de solidariedade e muita alegria prepararam um saboroso sopão que logo foi levado pelos acropolitanos, junto com muito calor humano, para moradores de rua da cidade. Confira as fotos e procure a sede de Nova Acrópole na sua cidade para conhecer e participar de atividades como essa.

Veja no site http://www.nova-acropole.org.br/ e http://www.novacropole.org.br/ as sedes e atividades de Nova Acrópole em todas as regiões do Brasil.