segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Depoimento de Galdino, feito na comunidade Nova Acrópole Brasil, no Orkut

Tenho 36 anos, sou casado e tenho 2 filhos. Moro em Belém-PA, sou Major da Polícia Militar e professor de Filosofia e Oratória. Participo da Nova Acrópole de Belém há 15 anos. Na época em que entrei cursava Psicologia na UFPa e a Filosofia me chamava a atenção por trabalhar com a busca do conhecimento, esclarecendo (no sentido de dar luz e clareza) ao que se passa dentro de nós durante este processo de busca, além de alertar para os erros/desvios/armadilhas que surgem no caminho (como as opiniões, dogmas e superstições).Mas Nova Acrópole chamou-me também atenção para o fato de que os grandes filósofos não foram apenas intelectuais, mas também idealistas que procuravam transformar o mundo a sua volta através da Filosofia e da Educação, e fazê-lo melhor para todos. Descobri que se uma idéia é verdadeira, não deve apenas ser guardada nos livros ou na memória, mas vivida cotidianamente. E se isso é difícil, mais importante se torna conviver com outras pessoas que tem o mesmo ideal, e trocar com elas experiências e apoio.Aprendi com Nova Acrópole a ser mais paciente e perseverante, a ser mais corajoso para fazer o que tem que ser feito e também para assumir meus erros, a não esquecer dos que precisam de ajuda e a ser mais generoso ao ajudá-los.Quando penso em como eu era ao entrar em Nova Acrópole, e comparo com o que sou hoje, reconheço que ainda tenho muito a crescer, mas também me encho de gratidão por tudo que ela me ensinou, pelas qualidade que desenvolvi, pelos mestres que me apresentou e pelas amizades que tenho, e fica a certeza de que muito mais podemos fazer para que o mundo se torne um lugar melhor para todos, independentemente de idade, sexo, cor da pele, condição sócio-econômica ou crenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário