quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Estudo de Símbolos - Introdução

A simbologia sempre foi uma parte importante da linguagem. De uma linguagem que vai para além do cotidiano e que aponta diretamente para o desenvolvimento da inteligência humana. Quando bem compreendida dá acesso ao entendimento das leis da natureza e às faculdades latentes no homem.
Autores como Mircea Eliade, Edgar Morin, Lévi Strauss e outros reinvindicam através dos seus trabalhos a simbologia universal como uma ciência de apoio a Antropologia.
Os símbolos sempre acompanharam o ser humano transmitindo conhecimentos profundos em todos os aspectos da vida.
Muitas vezes na historia observamos o mau uso e a manipulação dos símbolos, mas isto nada tem a ver com o valor real deles. Por isso é fundamental esclarecer o conteúdo que os símbolos guardam e para isto faremos um aporte básico sobre o conhecimento da simbologia através de um glossário que estará disponível no Blog através do marcador "Estudo de Símbolos".

Um comentário:

  1. Muito interessante o blog, a escola como sempre está de parabéns pela iniciativa. O Estudo dos símbolos era um dos que mais despertava meu interesse quando membro da escola e aprendi coisas maravilhosas em simbologia teológica. O Estudo do símbolos abrem nossa percepção para um mundo fantástico em que se agregam os valores eternos (in illo tempore). Assim comos os autores acima, convém citarmos outros como Carl Jung e Heinrich Zimmer, além de outros que certamente serão mencionados no decorrer destas considerações. Sempre uma alegria ver as atividades da escola,

    Abraços. Roberto Araújo

    ResponderExcluir