quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Contribuição das Escolas de Filosofia à Maneira Clássica para a Oratória e a Dialética

Talvez o legado mais importante das escolas de filosofia à maneira clássica seja o uso e desenvolvimento da palavra a través da oratória e da dialética com o objetivo que o ser humano e a sociedade humana possam achar soluções aos seus problemas conversando.

Aprender pensar e falar de forma coerente não só é uma arte, mas uma ação profundamente humana.

O poder da palavra quando bem usado manifesta a maior quantidade de possibilidades para evoluirmos e para encontrarmos saídas aos nossos problemas. A condição racional permite ao ser humano começar qualquer projeto, programa ou empresa, raciocinando, planejando e falando. O poder da palavra gera aderência, aliados e consegue evitar maus entendidos, tensões, agressividade e violência.

Resulta incompressível para um bom orador e dialético, iniciar qualquer coisa com predisposição para o engano ou para lesar alguma das partes em litígio e é também incompreensível que antes de por em funcionamento as faculdades inteligentes do ser humano se comece um conflito ou uma guerra e depois de muitos anos de sofrimento, perdas, tragédias, holocaustos etc, tenham todos que sentar numa mesa para conversar e achar soluções. Porque não fizeram isso antes?

A oratória e a dialética propõem como base de entendimento uma coerência entre pensamento, palavra e obra, a sua natureza é por tanto ética e moral e era ensinada nas escolas gregas e romanas a partir 14 anos de idade a todos os alunos.

Este é então um outro aporte que uma escola de filosofia à maneira clássica pode dar a nossa atual educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário