quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Funções das Escolas de Filosofia à Maneira Clássica

Outra das funções de uma escola de filosofia à maneira clássica é a de garantir a qualidade do conhecimento que influencia e direciona uma sociedade.

Para isso a filosofia através das escolas de filosofia define isso que é conhecido como teoria do conhecimento.

Existem quatro tipos de conhecimento: A opinião comum (doxa), a opinião qualificada, o conhecimento ou ciência, e a sabedoria.

Desses quatro só os dois últimos são fundados em fatos e coisas reais. O papel da filosofia é o de desenvolver a sabedoria e com isso garantir que a direção que o conhecimento científico possa tomar é a correta e os seus resultados serão não só justos em termos individuais, mas também justos em termos coletivos. O complemento destas quatro formas de conhecimento é o método correto para conhecer, que se compõe de: Inferência que é a capacidade de conhecer a través de alguma coisa visível outra que na podemos ver, mas que é causa da que vemos.

Analogia, que corresponde à metodologia de pesquisar a través de modelos universais que possa gerar conceitos.

Pesquisa de fontes de autoridades no conhecimento. Corresponde ao estudo comparativo de pensadores de alto padrão de qualidade. Percepção direta significa uma observação consciente e lúcida das causas, efeitos e leis da natureza. Agudeza mental, para penetrar nos mistérios da natureza e o desenvolvimento da inteligência. Finalmente a realização como resultado que certifica que o conhecimento tem sido elaborado da forma correta. Este é o método de trabalho da filosofia à maneira clássica e é isso que uma escola de filosofia aporta à sociedade à qual serve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário