quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O que é uma Escola de Filosofia à Maneira Clássica

A questão é que não existe na cultura atual o conceito de escola de filosofia à maneira clássica como núcleo de um movimento filosófico social.

A cultura se compõe de arte, ciência, política, religião e filosofia e esta última tem sido banida durante séculos pelos tiranos de turno que nunca gostaram de que as pessoas aprendam a pensar.

Esse fato faz com que Nova Acrópole seja acusada em diferentes lugares do mundo de todo tipo de coisas, que quando comparadas carecem totalmente de sentido. Nos acusam ao mesmo tempo de comunista e de fascista, de seita católica e Budista etc. É obvio que por falta de um conceito estruturado as pessoas querem definir Nova Acrópole pelo que conhecem. Se acrescentarmos a isso que todos tememos o que é desconhecido, a tendência é pensar sempre no pior.

Também existem interesses não tão bem intencionados em pessoas que lucram com a desinformação e a manipulação dos meios de comunicação, então temos o quadro completo.

Acontece que Nova Acrópole cumpre com uma importante função não só social, mas também cultural e educacional.

Uma escola de filosofia à maneira clássica como Nova Acrópole é constituída através do estudo comparativo de ciências, artes, filosofias, religiões e políticas com o objetivo de fornecer ferramentas de conhecimento para gerar critério as pessoas que desenvolvem os estudos e as pesquisas comparadas.

Esta atividade dá a NOVA ACRÓPOLE um caráter eclético pelo qual a sociedade a escolhe por cima de qualquer tipo de fanatismo ou sectarismo.

Trata-se de uma proposta de trabalho que é apresentada aos interessados. E que logo implica manter o compromisso do que foi oferecido, em detrimento de que as mesmas pessoas se retirem da escola por não encontrarem o que lhes foi oferecido. O estudo comparado dá também à NOVA ACRÓPOLE a capacidade de aportar através da filosofia à maneira clássica elementos importantes aos outros elementos da cultura, como por exemplo, aportar com fundamentos à fé de qualquer pessoa religiosa; uma expressão coerente através da arte da oratória que sempre foi campo da filosofia aos oradores públicos na área política; fornecer teorias do conhecimento a cientistas e gerar estética aos artistas.

NOVA ACRÓPOLE através da filosofia á maneira clássica se torna núcleo e inspiração aos institutos de medicina, música, ciências jurídicas, artes marciais, antropologia e ciências humanas, etc. Criando um amplo leque para o desenvolvimento das vocações, questão que hoje não se desenvolve em nenhum centro educacional.

Também está presente a questão da ética e da moral, que para a filosofia à maneira clássica foi sempre uma ciência. A ciência do comportamento humano e hoje não temos muitas intituçoes que dominem este tema. A ética não é área da religião. A religião exige um comportamento ético, mas quem sabe educar de forma ética é a Filosofia à maneira clássica e isto é hoje uma questão necessária e fundamental, já que sem ética não podemos educar um bom cidadão e a democracia fica questionada pela existência da corrupção.

NOVA ACRÓPOLE desenvolve programas de educação ética e moral para funcionários públicos, educadores etc. Em Nova Acrópole a filosofia à maneira clássica ajuda superar um dos grandes problemas de hoje na área do conhecimento como é o de carecermos de interdiciplinas que possam integrar profissionais de diferentes áreas para abordar problemas comuns e principalmente sociais.

A filosofia à maneira clássica é uma atividade fundamentalmente interdisciplinar e representa uma função na sociedade de extremo valor. Hoje existem deficiências alarmantes enquanto ao desenvolvimento do potencial humano que em linhas gerais não chega na melhor das condições aos 3% de sua utilização e aqui NOVA ACRÓPOLE cumpre também com uma função social importante, já que a filosofia á maneira clássica fornece metodologias, ferramentas e subsídios para educar o potencial humano e desenvolvê-lo.

Pretendo continuar estruturando o conceito a traves de outras intervenções, mas para concluir com este artigo posso dizer que estas atividades têm gerado uma nova sociedade filosófica que integra crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens, adultos e anciãos que participam assiduamente de programas de estudo que envolvem simultaneamente, atividades físicas, biológicas, emocionais, mentais, filosóficas, estéticas e de realização humana.

Na década de 1950 a organização mundial do trabalho contratou um sociólogo conhecido como A. Maslow para gerar um programa de formação geral para funcionários e trabalhadores nas empresas em nível mundial para resolver problemas de falta de motivação, qualidade de vida, aumento da produção e satisfação em sentido geral.

Maslow apresentou um trabalho que até o dia de hoje carece de uma aplicação real. Se assim fosse o mundo estaria bastante melhor.

Pois bem a NOVA ACRÓPOLE coincide plenamente com este sociólogo e embora o conhecimento da filosofia a maneira clássica integra há muitos séculos os mesmos métodos e critérios a Nova Acrópole tem conseguido trabalhar todas essas necessidades de uma forma pratica e eficiente. Acredito que Maslow previu o futuro e teria encontrado em NOVA ACRÓPOLE as condições para realizar seu sonho.

Finalmente e depois de explicar isto afirmo que NOVA ACRÓPOLE não é uma seita esoterista nem uma seita religiosa. É uma escola de filosofia à maneira clássica e um movimento filosófico social e se querem nos classificar que o façam da forma correta.

De qualquer forma as críticas também são bem vindas desde que não tenham má intenção, já que ajudam a esclarecer para a opinião pública um tema por demais interessante.
Considero como fundamental e necessário a existência na época atual de uma escola de filosofia á maneira clássica, pois vem preencher um vazio que as artes, as ciências, as religiões e a política não podem preencher, já essa não é a função delas, mas sim da filosofia à maneira clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário